Ter acesso aos insights gerados pela análise de Big Data é mais fácil com a dobradinha BigQuery e Data Studio
As empresas estão sendo inundadas com dados em todas as direções. Mas, nem sempre, os insights resultantes de tanta coleta e análise são facilmente percebidos e usados pelas áreas de negócio. Tecnologias de visualização de dados podem simplificar e acelerar essas tarefas.
Em um momento em que a descoberta de dados e a análise e a apresentação de recursos são mais vitais do que nunca, a Google Cloud incluiu em suas ofertas de nuvem duas ferramentas capazes de facilitar as consultas feitas aos sistemas de BI e a produção de relatórios: a BigQuery e o Google Data Studio.
A Google acredita que na medida em que a tecnologia se aperfeiçoa, e as visualizações em tempo real se tornam mais interativas e acessíveis, os usuários são capazes de explorar mais facilmente os dados em tempo real e de reagir melhor e mais rápido aos insights gerados.
BigQuery
A primeira coisa que você precisa fazer quando trabalha com dados é ter certeza de que você os tem! O BigQuery o ajuda nesta tarefa.
Em poucas palavras, ele é o serviço de Data Warehouse na nuvem do Google para análises de BigData. O principal objetivo é ajudar as organizações a analisar seus dados sem a necessidade de construir a infraestrutura. Basta usar a do Google para armazenamento e processamento de grandes volumes de dados, e integrações com diversas ferramentas de BI (Tableau, QlikView, Bime) e aplicações Google (Google Apps Script, Google Analytics). E, assim, analisar petabytes de dados, rapidamente, com toda a segurança.
Com o BigQuery você pode criar aplicativos e compartilhar dados, todos como um serviço. E para facilitar a construção de painéis de BI em cima de Big data, a plataforma da Google Cloud oferece a combinação do Google BigQuery com o Google Data Studio. É possível usar ferramentas de visualização para ajudar a identificar tendências, responder a elas e fazer previsões usando seus dados.
Data Studio
Segundo a própria Google, o Data Studio é uma ferramenta que se integra a diversas fontes de dados – como o Analytics, Adwords e basicamente qualquer dado que você insira em aplicações G Suite, por exemplo – e os transforma em relatórios customizáveis, fáceis de entender e atualizados em tempo real. O conceito é simples: facilitar a conexão com diferentes fontes de dados e criar relatórios visualmente atraentes e dinâmicos.
Além disso, o Data Studio oferece alguns controles que você pode adicionar aos seus relatórios, como o Date Picker, que permite aos usuários ajustar o período de tempo e atualizar o relatório da forma que desejarem. Ou como o Controle de filtro, que permite adicionar uma tabela ao seu relatório para se concentrar em uma dimensão específica.
A ideia é tornar os relatórios mais dinâmicos. Quando há uma atualização para a fonte de dados, por exemplo, as informações atualizadas/novas são exibidas automaticamente em qualquer relatório que faça referência à fonte. Além disso, os relatórios são compartilháveis, para que você possa conceder permissão às pessoas para visualizar os relatórios e / ou permitir que eles façam alterações.
É importante notar que, quando você compartilha um relatório ou fonte de dados com uma pessoa, o acesso será dado sem relação sobre se a pessoa tem acesso aos dados no Google Analytics, planilhas, BigQuery, etc. Isto significa que é extremamente importante garantir que os dados possam ser compartilhados com as pessoas certas.
Fonte: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2017/06/26/google-abre-novas-perspectivas-para-a-visualizacao-de-dados/